comersaudavel.com

Benefícios da Chia

Benefícios da Chia

INTRODUÇÃO

Conforme bem sabemos, a chia é um alimento que proporciona vários benefícios para a saúde.

Colhida da Salvia Hispânica, planta originária da Guatemala, a semente que possui propriedades oleaginosas é normalmente consumida de forma integral ou moída.

Inicialmente utilizada pelos povos maias e astecas por ser fonte de vitalidade, é atualmente tida como um alimento completo e indispensável para quem quer manter uma dieta saudável.

A semente de chia é fonte natural de ácidos graxos ômega-3 e 6, fibras, proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes naturais.

Tem em sua composição lipídios (40%, sendo quase 60% de ômega 3), fibra dietética (30%) e proteínas (19%), tendo um baixo teor de açúcar.

Então, vamos descobrir alguns dos benefícios da chia?

TRÊS SUPER BENEFÍCIOS DA CHIA

ANTIOXIDANTE

A chia é um excelente antioxidante natural. Isso significa dizer que ela tem a capacidade de proteger as células do corpo humano contra os efeitos de radicais livres.

Assim, para entender o que são radicais livres e como eles afetam a nossa saúde, é necessário um breve parênteses sobre sua atuação química no organismo ao nível celular.

Basicamente os radicais livres resultam da quebra de ATP (que produzem energia para o nosso organismo). Essas moléculas resultantes (radicais livres) irão atuar “roubando” elétrons de nossas células com o objetivo de se equilibrarem quimicamente. Esse processo ocasiona danos às células e pode gerar inúmeras doenças graves, entre elas: debilidades neurodegenerativas, problemas oculares e até diferentes tipos de câncer.

Decerto, o corpo humano produz enzimas para se proteger da ação radicais livres naturalmente. Contudo, má alimentação, poluição, sono desregulado, stress, etc., podem aumentar a quantidade de radicais livres dentro do organismo, sendo necessário uma fonte externa para combater esse excesso.

Dessa maneira, os alimentos antioxidantes atuam fazendo a ligação química com os radicais livres, evitando que eles acabem por roubar os elétrons de nossas células.

A saber, o efeito antioxidante da chia deriva da presença de ácido clorogênico, ácido cafeico, miricetina, quercetina e kaempferol em sua composição, todos atuando em prol de reduzir a quantidade de radicais livres no organismo.

RICA EM FIBRAS

O segundo benefício da chia se deve ao fato dela possuir uma grande quantidade de fibras, garantindo a preservação e o bom funcionamento do sistema digestivo. Certo é que ela possui tanto fibras solúveis (se dissolvem em água) quanto insolúveis (não se dissolvem em água), reduzindo os níveis de glicose e colesterol no sangue, e, em simultâneo, evitando a constipação e proporcionando um bom funcionamento do sistema digestivo.

Assim, sempre que for consumir frutas que gerem um pico glicêmico adicione chia para amenizar esse efeito.

Outrossim, há estudos apontando que a chia é um ótimo alimento para regular o diabetes mellitus tipo 2.

As fibras também auxiliam na perda de peso e a chia oferece uma contribuição extra nesse aspecto pelo fato de reter água (sendo muito indica para pessoas que tem problemas de prisão de ventre).

RICA EM TRIPTÓFANO

Por fim, mas não menos importante, o triptofano é um aminoácido responsável por estimular a produção de serotonina (conhecido como hormônio da felicidade).

Ou seja, Isso implica dizer que ao consumir chia você promove diretamente a sensação de bem-estar, diminuição da sensação de ansiedade e stress.

Há estudos clínicos comprovando que alimentos ricos em triptofano podem reduzir sintomas depressivos e distúrbios do sono.

Já imaginou tanta coisa boa reunida em apenas um único alimento?

E não é só! Para além desses 3 super benefícios a chia também promove: ganho de massa muscular (proteína), fortalece o sistema imunológico/ossos (zinco), reduz colesterol ruim/aumenta colesterol bom/excelente para o coração (ômega 3, 6), etc.

CONSUMO DIÁRIO

O consumo da chia pode ser feito in natura, basta adicionar as sementes ao iogurte, frutas, salada e até mesmo vegetais.

Outra forma é adicionar duas colheres de sopa de chia em 200ml de água. Neste caso, o indicado é a ingestão ser feita com 30 minutos de antecedência antes da próxima refeição. Ademais, saborize a água com frutas cítricas ou canela, de forma a ficar mais palatável o consumo dessa maneira.

Destarte, é bom lembrar que a chia é um alimento com alto teor calórico. Para quem busca perder peso, o indicado são duas colheres de sopa de chia por dia, o que dará algo em torno de 150 calorias.

Certo é que, por ter quantidade de lipídio significativa, a chia garante uma sensação de saciedade prolongada, implicando em um consumo mais controlado.

Quer descobrir maneiras deliciosas de como consumir chia? Visite nossa aba de receitas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.scielo.br/j/bjft/a/JmqNPjQdX87rG9Cgqq3SWMf/?lang=pt

https://www.activiadanone.com.br/para-ser-mais-feliz-confira-6-alimentos-ricos-em-triptofano/

https://www.esadi.com.br/blog/por-que-consumir-fibras-faz-bem-para-a-digestao-/

comersaudavel.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *